A ATILGP - Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, quer afirmar-se cada vez mais como uma associação profissional. Nesse sentido, apresenta agora um novo site, um espaço moderno, atual, eficiente, acessível, com informação e destaque para uma associação que se carateriza pelo seu esforço e empreendorismo, o qual muito nos orgulha.
Desde a nossa tomada de posse, em abril de 2016, temos vindo a desenvolver esta nova plataforma que agora vos damos a conhecer. A decisão de recriar o site deve-se ao fato de considerarmos que se trata de um meio essencial para que possamos dar a conhecer a todos, de forma acessível, o trabalho desenvolvido por todos os membros.
Somos uma Associação fruto do trabalho cooperativo dos membros que constituem a ATILGP, todavia o trabalho alcançado não nos faz parar, antes nos incentiva e mobiliza para continuar a fazer mais e melhor. Nesse sentido, acreditamos que, respeitando o princípio da acessibilidade, conseguiremos chegar a mais pessoas e divulgar novas e desafiantes realidades que envolvem a profissão do intérprete de língua gestual portuguesa.
Com tudo isto, pretendemos continuar a dignificar o trabalho até então desenvolvido e tornar a ATILGP uma Associação sólida e unida.
Parabéns a todos que diariamente colaboram connosco e aceitam ser parte integrante deste projeto que é de todos e para todos.
Sejam bem-vindos!

   versão áudio

A ATILGP foi fundada a 26 de outubro de 2007 e publicada em Diário da República a 14 de dezembro de 2007. Abriu a sua atividade a 12 de março de 2008 pela crescente necessidade de a classe profissional se sentir representada publicamente e poder defender os seus direitos enquanto profissionais de interpretação de e para LGP.

Constituem objetivos da Associação:
  •  Promover a realização de formação, seminários, congressos e realizações similares;
  •  Conduzir ações de promoção da classe profissional;
  •  Alicerçar a solidariedade entre todos os seus membros, desenvolvendo a sua consciência associativista;
  •  Elaborar meios de divulgação tais como vídeos e sítios na internet;
  •  Especificar as condições dos serviços de interpretação e preços a prestar à comunidade;
  •  Promover a dignificação da profissão, através da prestação de um serviço de qualidade;
  •  Estudar todas as questões que interessam aos associados e procurar soluções para as mesmas;
  •  Valorizar a integração da pessoa surda na sociedade;
  •  Associar-se ou filiar-se em outros organismos quando tal se mostre conveniente para os fins da Associação;
  •  Angariar fundos e donativos de pessoas e instituições que desejem contribuir para os objetivos da Associação, e gerir os fundos assim obtidos.

   versão áudio

A Associação compreende os seguintes órgãos sociais: A Assembleia Geral, a Direção e o Conselho Fiscal.
Assembleia Geral
Vera Macedo
Presidente
Pedro Freitas
Vice-presidente
Sofia Brizida
Secretária

Direção
Susana Barbosa
Presidente
Ana Oliveira
Vice-presidente
Mónica Santos
Secretária
Ana Magalhães
Tesoureira
Liliana Silva
Vogal

Conselho Fiscal
Susana Branco
Presidente
Inês Teixeira
Relator
Cristele Santos
Secretária

   versão áudio

Estatutos
Os estatutos são o documento fundamental que determina as competências e normas internas da ATILGP, alterados e registados em Cartório Notarial a 28 de janeiro de 2016.

Descarregar

Regulamento Interno
O Regulamento Interno da ATILGP é o documento elaborado de acordo com os princípios, valores e metas definidos nos estatutos segundo os quais a Associação deve cumprir com o seu objeto de trabalho.

Descarregar

   versão áudio